A Lupa já possuía a visão da ferramenta e um time para desenvolvê-la. Meu papel foi crucial para:
Desenvolver todo o trabalho de UX.
Coordenar a designer de UI, conectando jornalistas e programadores.
Aplicar meu conhecimento em pesquisa de fake news para uma solução funcional.
Nosso objetivo era transformar requisitos complexos em um produto digital intuitivo, superando desafios como a fragmentação e a falta de integração de ferramentas.
Por meio de uma abordagem de Product Discovery focada na empatia com o usuário, o projeto se aprofundou nas rotinas e nos pontos de dor da redação da Lupa. A pesquisa, baseada em entrevistas com jornalistas, editores e gestores, revelou os requisitos e prioridades, permitindo a criação de um protótipo funcional: o LupaScan.
A solução proposta foi uma plataforma centralizada, com funcionalidades essenciais para otimizar o fluxo de trabalho. A ferramenta integrava e aprimorava as funcionalidades das ferramentas existentes, e ia além na detecção de fake news e discurso de ódio:
Monitoramento Integrado: Agregação de conteúdo de múltiplas redes sociais (Telegram, Twitter, YouTube, Facebook, Instagram e WhatsApp) em um só lugar.
Análise com IA: Uso de inteligência artificial para ler e classificar conteúdos, sugerindo o que tem maior potencial de ser desinformação, reduzindo o trabalho manual.
Ferramentas de Análise: Funções como agrupamento de posts similares, visualização de tendências e análise de viralização, permitindo aos jornalistas identificar narrativas e conexões de forma rápida.
Usabilidade Simplificada: O design focado em ser intuitivo e acessível para jornalistas, independentemente de seu conhecimento técnico, resolveu o problema das ferramentas complexas.
O projeto culminou na entrega do protótipo LupaScan, que não apenas atendeu aos requisitos dos jornalistas, mas também se tornou um produto com potencial comercial para outros veículos e empresas. O LupaScan demonstrou a capacidade de:
Agilizar o Processo: Reduzir o tempo gasto em monitoramento, permitindo que a equipe se concentrasse mais na checagem e na produção de reportagens.
Ampliar a Visibilidade: Oferecer uma visão completa sobre o que está circulando nas redes, indo além das denúncias e sugestões do público.
Criar um Modelo de Negócio: Posicionar a Lupa como uma desenvolvedora de produtos, abrindo novas oportunidades de receita e garantindo a sustentabilidade financeira do projeto.
© 2022 All Rights Reserved.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |